Após sediar os Jogos Panamericanos do ano passado, o Rio de Janeiro agora se enche de esperança, toma fôlego e se candidata à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Esse assunto vem dando pano pra manga, no quesito criação de marca e logotipia, desde a divulgação da primeira marca:
A explicação para esse excesso de degradés encontrada no blog do Prefeito César Maia é a seguinte: "Esta primeira logomarca faz alusão ao Pão de Açúcar, famoso cartão-postal. Além disso, a letra 'R' representa o corpo de um nadador mergulhando no mar carioca e o sol, sua cabeça. O ano de 2016 é escrito com letras antigas, em alusão à Grécia, berço das Olimpíadas. O degradé representa o calor típico da cidade."
E eles ainda insistem em usar o termo logomarca!
Mas, o bom senso bateu à porta e, em 17 de dezembro de 2007 , foi apresentada uma nova:
Com as cores que todos já imaginavam, saturadas e igualmente alegres que aprendemos logo quando crianças: "Verde para a mata, amarelo para as riquezas (e para o sol) e azul para o céu, querida professora!", as formas, porém, continuam a fazer referência ao Pão de Açúcar, um belo dia ensolarado e o mar carioca (mas agora sem degradés, ufa!).
Palavras da designer carioca Ana Soter, da Soter Design, escritório que venceu a concorrência promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro: "O Pão de Açúcar em forma de coração representa a incontestável paixão e vibração do brasileiro por esporte. A exclamação incorporada ao número 1 resulta em uma marca que representa perfeitamente a expectativa e vibração da população pela oportunidade de sediar esta edição dos Jogos Olímpicos".
O prefeito César Maia ao menos é franco quando questionado sobre a nova marca: "Não sou do ramo, não posso opinar".
Como ainda faltam quase 2 anos para a escolha da cidade sede e mais 8 para a realização dos Jogos em si, mudanças na marca são esperadas.
Em comparação às outras marcas dos demais países candidatos, a brasileira se destaca.
Para conhecer mais sobre a candidatura do Rio: aqui.