Depois que Google e Wikipedia surgiram, para o bem da humanidade, aqueles vendedores de enciclopédias e coleções de livros de pesquisa praticamente sumiram, nunca mais bateram minha porta. Sei de pessoas que se desfizeram de suas coleções pois o volume ocupado e o acúmulo de poeira causado por elas não compensava pela utilidade e atualidade das informações.
Por acaso NÃO me considero retardado suficiente para cometer uma barbaridade destas. Além de serem relíquias que quero que meu filho veja ou utilize, cogitei outras possíveis utilidades interessantes para elas. Brian Dettmer, artista plástico de Chicago, arrumou uma "bela" aplicação para seus volumes antigos: arte!
Dettmer literalmente cava seus dicionários, enciclopédias, livros técnicos, guias médicos, livros de história antigos ou ultrapassados criando esculturas tridimensionais. O resultado é surpreendente revelando interpretações alternativas dos volumes, como este dicionário Webster abaixo onde as imagens dos termos foram cuidadosamente recortadas formando esta bela sobreposição de figuras.
Caso você se inspire com os outros exemplos que coloquei abaixo e sinta uma vontade incontrolável de encontrá-los, mande um comentário que faço um [Update] em sua homenagem :)