Blog Day 2008

Blog Day 2008
Caros leitores hoje é o dia internacional do blog! Para explicar como surgiu mais essa data "comemorativa" irei citar um texto que encontrei no vizinho Verdade Absoluta do Charles? Que Charles?:

“Um belo dia um israelense resolve escrever numa folha de papel a data de 31 de agosto. Chamo a atenção para o fato do cara ser israelense por que isso quer dizer que ele escreve a data na forma dia/mês/ano. Bem, foi escrever e perceber que, graças à caligrafia dele, 3108 se assemelhava à palavra… blog!"

Assim surgiu o Blogday, que tem até site onde anualmente são feitas as chamadas para o evento. O objetivo embutido nesta data é que cada blog indique cinco blogs interessantes aos seus leitores. Como o Woww é escrito por seis mãos, e tínhamos inúmeras indicações a fazer, ampliamos a lista para seis. Confira:

Id
  • Depósito do Calvin - Por ser fã, acabo sendo suspeito a dar opinião sobre Calvin e Hobbes. Provavelmente a tirinha mais inteligente que já li. Bill Watterson consegue ser genial com as aventuras desse garoto perverso e seu tigre de pelúcia! Ler Calvin é garantir alguns minutos de prazer no seu dia.
Depósito do Calvin
  • Mundo das Marcas - A idéia aqui é pegar uma marca que tenha história e destrinçar o segredo de seu sucesso. O Mundo das marcas é um blog com conteúdo de qualidade. E muito conteúdo. Dica quentíssima pra estudantes de Marketing, Design, Publicidade e afins.
Mundo Das Marcas

Grase
  • Rodrigo Barba - Uma das minhas fontes de pesquisa no quesito Design de Produto, alguns objetos de desejo e o que eu mais gosto que se encaixa na categoria "faça você mesmo". Nada como ter algo exclusivo dentro de casa! As características de Rodrigo, como ele mesmo se descreve como "nerd, curioso, entusiasta", são transcritas e observadas em seu blog, sempre com idéias interessantes e inspiradoras. Muito atencioso também, já retribuiu o carinho à equipe do Woww.
Rodrigo Barba
  • Com Limão - O Com Limão liderado pelo Victor Vasques sempre traz uma leitura interessante quando se trata do interesse comum que é Design. Com sugestões de portfólios de artistas, fotógrafos (o meu preferido!), ilustradores; relatos de suas experiências no exterior e muito material que contribui para informação e inspiração da categoria. O primeiro feed que eu leio no dia!
    UPDATE: Recebemos indicação do Victor pelo Blogday também. Valeu Victor!

Com Limão

Sebas
  • Semana em Cartaz - o pessoal do Semana em Cartaz, a cada semana, realiza interpretações visuais em forma de cartazes de fatos relevantes do nosso cotidiano. Como apaixonado por este tipo de trabalho, encontro lá muita inspiração e peças merecedoras de uma exposição.
Semana em Cartaz
  • Lígia Fascioni - desde que conheci o blog da Lígia, leio tudo que aparece por lá! Como dito abaixo, lá se encontram belos textos sobre design, arte, comunicação, marketing, suas viagens de moto, cultura e cotidiano, além das aparições do Haroldo.
Lígia Fascioni
Esperamos que aproveitem nossas indicações.

Bom domingo!

Fontes: http://technorati.com/tag/blogday2008 e Blogday

Moscou: a rica capital dos bilionários

kremilin
Quem abre uma revista como a Veja de poucos dias (ed 2072, 06/08/2008) e depara-se com o título "Capital dos Bilionários", não consegue imaginar que a referida capital seja Moscou.

Há menos de 2 décadas, na capital comunista, o povo vivia em apartamentos comunitários, divididos entre duas ou mais famílias, os kommunalkas. Sapatos, roupas, carros, tudo era produzido em escala e padrão. Se alguém ainda lembrar dos Lada Laika e Samara, que chegaram a ser comercializados no Brasil, pode ter uma noção das carroças que circulavam pelas ruas russas.

A incrível transformação, decorrente da queda do socialismo, em pouco tempo deu aos moscovitas um dos padrões de vida mais altos do mundo. Atualmente, lojas da Gucci, Dolce & Gabbana e Chanel de Moscou estão entre as de maior volume de vendas no mundo entre suas franquias, reflexo desta nova realidade.

millionair_fair
De todas as excentricidades vividas na capital russa, a mais extravagante é a Moscow Millionair Fair,  a feira do milionário. Evento anual organizado desde 2002 onde os milionários exibem suas aquisições. Nas primeiras edições da feira, em Amsterdã, ela tinha como foco os leitores e anunciantes da Miljonair Magazine. Hoje, ela tornou-se um ícone do calendário do consumismo de luxo. Abaixo alguns artigos comercializados na edição realizada ano passado:
  • Mercedes coberto com cristais Swarovski vendido por U$ 350.000,00

mercedes_cristal
mercedes_cristal2
  • Celular coberto com diamantes, avaliado em U$1 milhão.

celular_diamante
  • Jogo de aros encrustado de diamantes ao custo de U$ 1 milhão. Detalhe: a compra inclui um Bentley Coupe de U$ 250.000,00 (o carro é o acessório para usar as rodas)

aro_diamante
Os russos, quando gostam de alguma coisa, pagam o que for preciso para sua aquisição. Prova disso são os resultados obtidos nas vendas da concessionária local da Lamborghini, que só tem a agradecer à abertura capitalista. Um de seus top de linha, o Murciélago avaliado em U$ 320.000,00, é campeão de vendas em Moscou.

lamborghini_moscow
murcielago_mscou
Por fim, você já ouviu falar da Ilha de Cristal?! Simbolizando o renascimento da Rússia, o projeto do arquiteto inglês Norman Foster, autor do novo aeroporto de Pequim, será a maior construção do mundo. A "ilha" em forma de vulcão ficará às margens do Rio Moscou e abrigará 900 apartamentos, 3.000 quartos de hotéis, cinemas, teatros, complexo esportivo, escolas e muito mais. Com 450 metros de altura, terá uma base muito maior que muitas estruturas existentes: 2,43 milhões de m². Com entrega prevista para 2014, está avaliada em U$8 bilhões.

crystal_island
crystal_island_08
crystal_island_foster130108_3
crystal_island_maquete
Vendo tudo isso, percebe-se que os russos não devem sentir saudades dos velhos tempos da perestroika, planos qüinqüenais e seus ditadores. É claro que quem vive a realidade mostrada acima é uma fatia minúscula da população do país continente. Porém, mostra que aquela nação continua forte e superou as dificuldades do fim do socialismo.

Se você tem vontade de saber mais sobre o que acontece em território russo, recomendo o blog English in Russia. Segundo o autor: "Por que algo interessante acontece todos os dias em 1/6 da superfície do planeta"

Fontes: Pashander - Millionair Fair 2007, BBC, Skyscrapercity.com

[Update] 14.09.2008

Encontrei no site da revista TIME a lista Those Things Money Can Buy que mostra 14 coisas que o dinheiro pode comprar. Os russos são sitados nela algumas vezes como proprietários de objetos milionários: [1], [2], [3] e [4].

Philips Aurea: a TV dos sonhos

Toda as vezes que penso em comprar uma televisão nova e doar minha caixa de baratas de 14'' para alguém querendo controlar a natalidade, aparece alguém com o papo de que  vai sair novidade, e vale a pena aguardar os preços baixarem. Antes o motivo foi o bendito LCD que brigava com o Plasma pela preferência, seus preços eramainda são bem salgados no mercado. Agora surgiu a tal da TV digital, que me afasta um pouco mais das lojas, pois me recuso a pensar em gastar com um conversor. A minha futura nova TV será digital.

philips_aurea
Mês passado, depois de ler um post no Meio Bit, adiei por enquanto meus planos de gastar dinheiro com uma tela nova. O objeto de desejo agora é a Philips Aurea. A razão para não sacrificar meu porquinho não são as 42 polegadas widescreen (107 cm de diagonal), ou a bela resolução de 1920 x 1080 p. Nem seu contraste dinâmico de 8000:1, ou as lindas 4 trilhões de cores. A tecnologia da vez chama-se Ambilight, que promete aos usuários uma maior sensação de imersão nas imagens exibidas nela. A borda da tela é feita de material translúcido que emite luzes nas cores da imagem que está sendo apresentada. Quer entender melhor o que digo?! Assista aos vídeos abaixo:



Depois desta palhinha, é inevitável que aquele seu colega do tempo das Telefunkens diga o seguinte chavão: "quando a gente pensa que já viu de tudo eles inventam algo assim... creeedo!" É verdade, meu caro amigo jurássico, quando o Darth Vader passa com o Sabre de Luz vermelho no canto da tela,  a borda acende formando um brilho similar a uma névoa. É isto que aumenta a sensação de imersão nas imagens. Pra ficar um pouco mais inconformado dê uma olhada no controle remoto dessa belezinha:

sru8015

Infelizmente a pior parte está por vir. Para ter em casa isso tudo, você precisará desembolsar aproximadamente (acomode-se na cadeira) R$ 17.000,00. Espero que em 2010 não surja outro objeto de desejo como este ou meu porquinho vai cansar de esperar por sua hora.

Fonte: Meio Bit, Philips

Fala Freela! - O PodCast do CarreiraSolo.org

Sabe como é, apesar do nosso lema ser "De tudo desde que seja Woww!", na prática esse ainda é um blog escrito por três [1] [2] [3] estudantes de Design que sem dúvida adoram o que fazem. Por isso na prática, muito do conteúdo aqui é voltado para o ramo. Claro, pessoas normais também consomem design, assim, todo mundo aproveita o que pipoca por aqui.

No mundo do Design uma postura muito adotada é a de freelancer. A liberdade de fazer o trabalho que você gosta, com o prazo que você estipular, trabalhando no horário que lhe for mais conveniente. Claro, para poder usufruir de todas essas mordomias é necessário correr alguns riscos. Freelancer não tem trabalho garantido sempre, nem aquele dinheirinho caindo na conta todo início de mês, portanto, pra viver só de Freela você tem que estar bem estabelecido e saber onde está pisando sempre.

CarreiraSolo.org - Cabecalho

Quem faz/fez/fará freela e quer se informar sobre o assunto, com certeza conhece o CarreiraSolo.org, projeto do Mauro Amaral voltado exclusivamente pra essa galera que caminha alone in the dark. Conteúdo de excelente qualidade que vai de artigos e dicas de leitura até um espaço onde você pode mostrar quem é e o que faz.

Seguindo essa mesma linha, foi lançado pelo Mauro o FalaFreela, um PodCast totalmente dedicado ao tema porém, com uma proposta diferenciada. Da mesma forma que no Carreira Solo, o FalaFreela vem com a idéia de conteúdo colaborativo, ou seja, junto com o PodCast da semana vem um post para que os ouvintes colaborem na pauta do próximo episódio.

Fala Freela!

Sem dúvida vale a pela acompanhar, baixar e ouvir com muita calma o que os caras tem pra falar. Afinal, eles entendem do assunto.

Woww no Efetividade.net

No início deste mês a equipe publicou uma série de posts intitulada Semana Tipográfica, lembram?! Com ela, além de falar de um assunto muito querido por nós, colocamos em prática alguns conselhos disponíveis no blog de um "vizinho" muito querido nosso, o Efetividade.net.

Fonte infinita de informações para produtividade pessoal, truques para o dia-a-dia, técnicas de SEO e etc, é um blog onde cada texto lido é um trunfo que irá servir para sua carreira e vida.

Alguns que estão lendo este texto agora, devem ter nos conhecido pelo post Semana da Tipografia, que o Augusto Campos colocou no ar esta quarta-feira, em meio a sua mudança. Aos leitores que nos conhecem a mais tempo, deixamos uma mostra do belo presente dado pelo Efetividade ao Woww e o convite a uma visita lá.

Woww no Efetividade.net

Olympic Lego: Pequim montada com peças

O quanto eu gosto de Lego, não é novidade pra quem tem acompanhado o Woww. Há alguns dias, li no blog do Compulsivo que um pessoal na China tinha construído uma mini Pequim, com direito a Ninho de Pássaro, Cubo d'Água e até vila olímpica. Em meio aos textos escritos sobre as mascotes e os dois locais citados, deixei para ver este trabalho com mais cuidado somente hoje. Fiquei muito admirado com tudo.

A equipe responsável pela empreitada é a Hong Kong LEGO® Users Group (HKLUG), que nasceu com objetivo de difundir a cultura LEGO na China, bem como divulgar o país para o mundo. Durante 100 horas, eles construíram com muita perfeição os principais locais onde ocorrerão os jogos Olímpicos de Pequim 2008, com um total de 300.000 peças, 4.500 mini bonecos, e ocupando uma área de 3m x 8m.

Quando encontrei esta galeria contendo várias fotos da mini cidade, passei mais de uma hora curtindo cada detalhe de sua construção. Ao final, o tempo que levei para selecionar as imagens foi maior que para escrever este texto. Na coletânea abaixo, coloquei 19 fotos organizadas em seqüência, na forma de um tour que começa ao lado do Estádio Nacional e termina dentro do Cubo d'Água. Confira:

lego_olympic_01

O investimento em detalhes dado a este Ninho de Pássaro o tornou muito semelhante à obra real. Da estrutura externa que o caracteriza aos torcedores nas arquibancadas é claro o cuidado na montagem. Destaque para a formação dos times em campo, e mais abaixo, ao esqueleto na última fileira de lugares, torcendo bastante animado.

lego_olympic_01a
lego_olympic_01b
lego_olympic_02
lego_olympic_02a
lego_olympic_02b
lego_olympic_02c

No ângulo abaixo se tem uma idéia melhor do comprimento da mini cidade. Bem à frente, na imagem, estão os quatro blocos da vila olímpica, rico em
detalhes:

lego_olympic_02d

Na praça abaixo encontramos uma espécie de desfile com direito a dragão chinês, dançarinos e uma figura com uma lança de guerreiro. Ao fundo, parte da lateral do Ninho.

lego_olympic_07a

Um típico táxi chinês:

lego_olympic_07b

Do ângulo seguinte, percebe-se à direita dos blocos da vila, pequenas mesas de ping-pong cinza (que por sinal estão lotadas). Dentro do pequeno jardim de flores temos Jingjing, a mascote preta.

lego_olympic_09

O lindo jardim dentro da vila é local de convivência dos "atletas". Ao fundo, uma bela vista do Estádio:

lego_olympic_10

No outro lado da cidade as coisas são bastante movimentadas também. A praia está lotada de banhistas, vôlei de praia de um lado, jogo de tênis do outro. Do alto da torre um fantasma torce empolgado, e ao fundo, o Cubo brilhante e movimentado pela natação.

lego_olympic_11
lego_olympic_12
lego_olympic_13
lego_olympic_14

Neste Cubo foram colocadas lâmpadas para o iluminar e água de verdade para encher a piscina. Incríveis sacadas!

lego_olympic_15
lego_olympic_16
lego_olympic_17

Além destes locais que mostrei, a galeria mostra os estábulos da equitação, um templo cinza bastante interessante, e retratos do processo de montagem da cidade. Passa lá e dê uma olhada. Se gostou, deixe um comentário!

Fontes: Damn Cool Pics, Mail Online, Sharon Popo

Pequim 2008: Centro Aquático Nacional, o Cubo d’Água

UPDATE: O jornal The New York Times publicou em seu site uma incrível imagem panorâmica com a vista da plataforma de salto do Centro Aquático Nacional. A narração da imagem é do saltador americano Thomas Finchum. Vale a pena conferir!



Com o fim da primeira semana de tantas competições nas olimpíadas de Pequim, sem dúvida o local que mais ganhou destaque foi o Centro Aquático Nacional, popularmente conhecido por Cubo d’Água. Com capacidade para 17 mil espectadores três piscinas e uma estrutura de captação de água da chuva, o edifício localizado no Olympic Green, logo ao lado do Ninho de Pássaro teve sua construção iniciada em Dezembro de 2003 e um custo total de US$ 143 milhões, dos quais US$ 25 milhões são provenientes de uma doação do bilionário Henry Fok de Hong Kong.
Water Cube
Water Cube
O projeto do escritório de arquitetura australiano PTW Architects é baseado em uma estrutura molecular chamada Weaire-Phelan e concebido com um plástico super resistente, o ETFE (etileno tetrafluoretileno). O uso desse material é na verdade o grande trunfo da construção.
Water Cube structure
Water Cube structure
Altamente transparente o ETFE possibilita a passagem de cerca de 30% a mais de luz natural, além de reduzir os custos da obra. Não bastasse isso, somar o ETFE a um sistema de iluminação de LEDs transforma o Cubo D'Água em um perfeito edifico saído das telas de Blade Runner.
Water Cube
Water Cube
Se a Allianz Arena, na Alemanha, muda de cor para jogos do Bayern Munique (vermelho), TSV 1860 Munich (azul) e seleção Alemã de futebol (branco) o Centro Aquático Nacional de Pequim se torna um painel eletronico gigante, em um show de cores, luzes e formas durante a noite.
Water Cube
Já não fosse suficiente tanta tecnologia para colocar essa construção na história, durante essa semana que se passou, o americano Michael Phelps faz história nas piscina do complexo, ganhando nada mais, nada menos do que 8 medalhas de outro em uma mesma edição dos jogos, passando a ser o atleta que mais ganhou medalhas em uma só edição, e em toda a história dos jogos.
Guo Jingjing

O Cubo d’Água também deixará boas lembranças para nós Brasileiros com a conquista do primeiro (Espero que o primeiro de vários) ouro do nosso país nas olimpíadas nos 50m nado livre com César Cielo.
Fontes: Revista Semana, Globo Esporte, Abril.com, Architecture.About.com, e Beijing 2008.