Final do ano passado apresentei um trabalho do cartunista Donald Soffritti onde conhecidos super heróis eram retratados em situações decadentes. A série de ilustrações Superheroes Decadence revela um possível futuro decadente para Batman e Robin, Mulher Maravilha, Flash e outros super heróis ao atingirem a melhor idade.
As ilustrações de Soffritti implodem o real sentido da palavra herói, aquele indivíduo portador de uma coragem sobre humana capaz de encarar o perigo, arriscando sua pele, para salvar a vida de outra pessoa. A fotógrafa mexicana Dulce Pinzon trabalhou este tema em um projeto que objetiva homenagear imigrantes latinos que vivem em Nova York para enviar dólares a suas famílias. Eles trabalham por várias horas, em condições extremas, por muito pouco dinheiro, um sacrifício verdadeiramente heróico.
A galeria The Real Story of the superheroes traz 20 fotografias destes trabalhadores trajados de super heróis em seus ambientes de trabalho. Cada foto é acompanhada de um breve texto descrevendo a profissão, a origem e quantidade de dinheiro enviada para família de seu personagem. Breves justificativas que provam o merecedor título de herói dado a cada um deles.
Abaixo uma pequena amostra deste trabalho de Dulce:
Chapolin Colorado
Adalberto Lara é do estado do México, trabalha como operário em construções e envia $350 por semana.Flash
Alavro Cruz é do estado México, trabalha como cozinheiro e corre pela equipe Los Compadres. Envia $300 por mês.Mulher Maravilha
Maria Luisa Romero é da província de Puebla e trabalha em uma lavanderia no Brooklyn. Ela consegue enviar $150 por semana.Robin
Ernesto Mendez é natural da Cidade do México, trabalha como gigolô na Times Square e envia $200 por semana.Superman
Noe Reyes é da província de Puebla e trabalha como entregador no Brooklyn. Envia $500 por semana.Tocha Humana
Oscar Gonzalez é da província de Oaxaca e trabalha como cozinheiro. Envia $350 por semana.Olhando somente para as imagens uma risada é a reação imediata, afinal elas são bem divertidas. Sabendo do contexto em que foram feitas já nos faz refletir um pouco coisas como: o papel dos latinos na economia dos EUA, más condições de trabalho, dar valor ao que se tem, estar em família, etc. Trabalhar como um cavalo sem poder curtir esposa e filhos, é no mínimo insalubre. Espero não precisar chegar neste ponto.
Fonte: The Real Story of the superheroes